Críticas
Especiais
Tops
Com a verdade m'enganas
Série da Quinzena
Poster | restoP
Espelho meu, espelho meu...
Motion Picture
Actrizes Eternas
Actores Em Ascenção
Trailers em Rewind <<
Música de Fundo
sábado, setembro 16, 2006
Office Space


Entrar no mundo do trabalho pode ser mais assustador do que pensamos.

Uma comédia séria é um género que raramente vemos, ou até uma comédia que nos faça pensar. Usualmente são produtos de puro entretenimento, sem qualquer conteúdo ou objectivo. Há situações em que sabe bem rirmo-nos de coisas disparatadas, mas, este não é o caso. Office Space é na realidade um filme sério, camuflado por apontamentos cómicos que nem sempre nos fazem rir. Mas, isso não é necessáriamente mau. Passo a explicar. Este é daqueles filmes únicos, que nos assusta de tal forma com a realidade que retrata, que nos é impossível rirmo-nos dela. Seja porque já passámos por aquela experiência, ou apenas porque sabemos, inevitavelmente, que teremos de a experiênciar.

Os moldes em que o filme se apresenta mostra-nos o típico trabalho de escritório numa grande empresa. Em que cada empregado tem um pequeno cubículo, no qual passa mais de metade do seu tempo de vida a fazer algo que detesta. A obrigação de ter um trabalho que pague as contas torna as pessoas conformadas e rouba-lhes qualquer espécie de vida feliz. Ron Livingston encarna esse indivíduo, que somos nós, é o nosso vizinho da frente, são os nossos pais e, provavelmente, serão os nossos filhos. É meio mundo que não seguiu os seus sonhos, que os deixou em espera enquanto resolvia um sem fim de responsabilidades e obrigações. São todos aqueles que nunca se acharam merecedores de mais do que já alcançaram. São apenas vidas em piloto-automático, à espera que alguem os acorde, ou que desligue a ficha de uma vez por todas.

As personagens são esterotipadas o mais possível, por que precisam de o ser, porque alguém já conheceu certamente falhados como aqueles, porque outros são esses mesmos falhados. A vida num cubículo, organizada das 9 às 5 e vazia nas horas restantes.

Office Space é um Fight Club em suspenso.



Etiquetas:

posted by not_alone @ 13:21  
3 Comments:
  • At 16/9/06 19:46, Blogger Carlos M. Reis said…

    Sem um objectivo argumentativo, "Office Space" é sim uma boa compilação de sketches cómicos - muitos deles quase a fazer lembrar os mais recentes "Gato Fedorento" - que ganha bastante consistência devido às suas personagens bastante esteriotipadas e bem interpretadas.

    Ou seja, "Office Space" é um filme de avaliação complicada. Se é verdade que poucos foram os filmes que fizeram-me rir sozinho como este, também é a mais pura das verdades que poucos foram os que tão indiferente conseguiram deixar-me.

    E atenção à árdua interpretação de Stephan Root... simplesmente fantástico.

    Cumprimentos.

     
  • At 18/9/06 23:30, Blogger brain-mixer said…

    Adoro a abertura, aquela sequência inicial. Ah e aquele cromo no engarrafamento a cantar Hip Hop dentro do carro :P LOL!

     
  • At 10/10/06 00:24, Blogger gonn1000 said…

    Não lhe dava uma classificação tão elevada, mas é uma comédia acima da média, a fazer lembrar a série "The Office" embora num registo menos low key.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
Sobre Mim
Name: not_alone
Home: Portugal
About Me:
See my complete profile
Previous Post
Archives
Blogs
Links
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

Google
© not_alone proudly powered by Blogger. Template Design by isnaini dot com